Ícone dos Games – Scorpion e Sub-Zero (Mortal Kombat)

Publicado: 04/05/2011 por EltonGS em Clássicos, PS3, XBOX 360
Tags:,

A série Mortal Kombat foi criada em 1989 por Ed Boon e John Tobias, mas só foi levada aos arcades em 1991. A série se diferenciava das demais pelos sprites digitalizados, outras séries utilizavam sprites desenhados a mão, e pela violência especialmente nos fatalities. Por essa violência Mortal Kombat foi um dos responsáveis pela criação do ESRB, orgão que analisa e decide a classificação etária para jogos eletrônicos na América do Norte.

Os jogos foram desenvolvidos pela Midway Games para os arcades, e então eram convertidos para para os consoles caseiros pela Acclaim Entertainment. A partir do lançamento de Mortal Kombat: Deadly Alliance, a Midway criou os jogos exclusivamente para os consoles. Após a falência da Midway a franquia foi comprada pela Warner Bros em julho de 2009.

Mortal Kombat foi criticado em seu início por criar personagens diferentes apenas alterando a paleta de cores, isso acontecia especialmente com os Ninjas. Foram criados 8 Ninjas Masculinos, 3 Ninjas Femininas e 3 Cyberninjas apenas mudando as cores entre eles.

Mesmo com as critícas, Mortal Kombat foi um marco no seu lançamento e trouxe personagens que seriam lembrados desde então, acredito que os maiores exemplos disso sejam Scorpion e Sub-Zero, que no início faziam parte dos ninjas idênticos apenas com cores diferentes e mesmo assim eram favoritos entre a maioria dos jogadores.

Esses 2 personagens são o foco desse post, iremos contar um pouco a história de cada um e o por que de sua rivalidade dentro de Mortal Kombat.

Continue lendo para informações.

Scorpion

Ele é um espectro (ex-humano) de um ninja que procura vingança pela morte do seu clã. Muitos o veêm como perverso mas isso não é totalmente verdade. Scorpion é uma pessoa amargurada por que perdeu tudo o que tinha, especialmente sua identidade como membro de seu clã, que não existe mais.

Seu nome verdadeiro é Hanzo Hasashi, ele faz parte de um clã chamado Shirai Ryu, Scorpion é o codinome para o melhor guerreiro dentro de seu clã.

Hanzo foi contratado por Quan Chi para recuperar um mapa, sem o conhecimento de Hanzo Quan Chi também contratou um ninja do clã Lin Kuei, Sub-Zero. Os dois ninjas se encontram na sala do mapa e travam um duelo, Hanzo perdeu e suplicou por sua vida mas Sub-Zero o matou a sangue frio. Scorpion então renasce em Netherrealm como um espectro obcecado por vingança.

Mais tarde Scorpion descobre que Quan Chi assasinou todos de seu clã para cumprir um acordo feito com o Grande Mestre dos Lin Kuei para a obtenção do mapa.

Sub-Zero

Muita gente não sabe mas há dois Sub-Zeros em Mortal Kombat, o que conhecemos no primeiro jogo da série é o que assassinou Scorpion a sangue frio na busca do mapa encomendado por Quan Chi. No primeiro jogo é enviado por seu clã, Lin Kue, para assassinar Shang Tsung durante o torneio mas falha em sua missão e é assassinado por Scorpion que buscava vingança pelo seu próprio assassinato.

Em Mortal Kombat: Deception é revelado que o primeiro Sub-Zero se tornou Noob Saibot após Shinnok e Quan Chi levá-lo para a Irmandade da Sombra. Seu verdadeiro nome é Bi-Han.

O segundo Sub-Zero é irmão do primeiro e apareceu pela primeira vez em Mortal Kombat II. Ele foi enviado ao torneio para terminar a missão dada ao seu irmão. Em Mortal Kombat 3, Sub-Zero e seu amigo Smoke se negaram a se automatizar, Sub-Zero consegue escapar mas Smoke foi capturado e convertido em robô. Nessa fuga Sub-Zero feriu-se no olho direito por Kung Lao, o que explica sua cicatriz desde então. Seu nome é Kuai Liang, seu code-nome Tundra, mas ele decide assumar o nome e o manto de seu irmão para vingar sua morte.

A Rivalidade

Tudo começou com Quan Chi enganando Scorpion, o que gerou uma batalha com Sub-Zero e então sua morte pela mão de seu oponente. Scorpion virou um espectro em Netherrealm sedento de vingança contra seu assassino.

Scorpion fica sabendo que seu inimigo irá participar do torneio Mortal Kombat e parte para enfim ter sua vingança. Os dois se encontram no barco de Shang Tsung a caminho da ilha onde o torneio se realizará. Os dois voltam a se enfrentar e Scorpion sai vencedor, ele agarra Sub-Zero e promete que lutarão novamente e fará o clã Lin Kuei pagar por seus crimes. Eles lutam novamente durante o torneio e Scorpion, enfim, mata Sub-Zero e retorna para Netherrealm.

Um ano depois Scorpion descobre Sub-Zero irá participar do segundo torneio. Scorpion parte para o torneio acreditando que seu inimigo ainda está vivo, lá ele vê Sub-Zero poupando a vida de um inimigo ele decide investigar e descobreque aquele não é a mesma pessoa que o matou e sim o irmão mais novo de seu inimigo mortal.

Em Mortal Kombat 3 Shao Kahn convida Scorpion a fazer parte de seu lado, Scorpion abandona Shao Kahn quando descobre que um dos alvos é Sub-Zero. Scorpion se torna seu protetor. Durante Mortal Kombat 4 Quan Chi diz a Scorpion que Sub-Zero é o responável pela morte de sua família. Scorpion vai atrás de vingança, ele enfrenta Sub-Zero e o vence. Quan Chi aparece de repente e confessa que foi ele quem matou sua família. Scorpion consegue levar Quan Chi para Netherrealm e se dedica a encontrá-lo e vingar seu clã e família.

Como podem perceber a história entre Sub-Zero e Scorpion é complexa e cheia de reviravoltas, ela se estende por toda a franquia de lutas Mortal Kombat e alguns spin-off. Vale a pena procurar entende-lá melhor e assim aproveitar ainda mais de Mortal Kombat.

Jogos:
Mortal Kombat (1992)
Mortal Kombat II (1993)
Mortal Kombat 3 (1995)
Ultimate Mortal Kombat 3 (1996)
Mortal Kombat Trilogy (1996)
Mortal Kombat Advance (2001)
Mortal Kombat 4 (1997)
Mortal Kombat Gold (1999)
Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002)
Mortal Kombat: Tournament Edition (2003)
Mortal Kombat: Deception (2004)
Mortal Kombat: Unchained (2006)
Mortal Kombat: Armageddon (2006)
Mortal Kombat vs. DC Universe(2008)
Mortal Kombat (2011)

O que acham de Mortal Kombat? Preferem Scorpion ou Sub-Zero? Comente abaixo.

comentários
  1. f disse:

    scorpion killed subzero

  2. Vanderlei de Araujo Souza disse:

    Com certeza O SUB ZERO, principalmente na época do Ultimate Mortal Kombat3, o combo dele arrebentava com os adversários rancando metade de sua energia, era um dos poucos personagens que conseguia fazer um combo de 8 hits. Saudades desta época em que faziamos campeonatos e passavamos o dia iteiro jogando ( Grandes Campeonatos de Mortal Kombat em LIMEIRA SP) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. kaique disse:

    mortal kombat VS dc universe é o melhor jogo q eu já vi!!!!!!!!!!!!

  4. pedro disse:

    eu prefiro o sub zero ele e mais legal

  5. ruan disse:

    bem melhor o scorpion sem palavras………

  6. Anônimo disse:

    SUBZERO

  7. Lucas disse:

    Muito Bom;;
    Divulgue seus links no novo agregador Links Online.
    Da uma conferida: http://www.linksonline.com.br

  8. Felipe disse:

    Nossa! Eu nem sabia q tinha tanta história por trás… Bem loco!
    A única decepção foi o MK vs DC… Um dos piores jogos de luta que eu já vi…

    Parabéns pela qualidade dos posts, sempre!

    • EltonGS disse:

      MK Vs DC é muito frajuto… faltou o gore caracteristico de Mortal Kombat. Pelo menos agora você poderá ver como o Fatalitie do Coringa deveria ser.
      Também nem imaginava a história. Rolou uma pesquisa.

      Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s