IOF – Soluções à Brasileira

Publicado: 30/03/2011 por EltonGS em PS3, XBOX 360
Tags:, , , , ,
Impostos no Brasil

Como são os Impostos no Brasil

Durante a semana passada foi aprovado pela presidenta o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), imposto que antes era de 2,38% passa a ser de 6,38%. A diferença parece não ser muito grande, ainda mais para nós meros mortais que fazemos nossas compras de maneira pensada e regrada. Mas o que me motivou a escrever esse post foi o por que desse aumento. Além de tal imposto ser cobrado a cada compra internacional que realizo, incluindo aí os jogos que importo.

Antes um pouco do histórico. O brasileiro está cada vez mais importando produtos e viajando ao exterior, no primeiro bimestre de 2011 o brasileiro gastou mais de 3 bilhões de dólares fora do país, um aumento de 38,5% comparando com o mesmo período de 2010. Isso acontece pois o Real está mais valorizado e o emprego formal vem crescendo. A cada ano o recorde de gastos internacionais é batido e por uma grande margem.

O nosso querido governo diante de tal cenário toma qual medida? Aumento de impostos. Fazendo isso diz que irá inibir e diminuir o número de pessoas que viajam ao exterior e os que fazem compras em sites internacionais. Acredito que isso tenha sido estudado, analisado e por fim decidido por aumentar o imposto, mas não me diga que é para diminuir as compras por que, para mim, não é. Esse aumento não afetará a grande maioria das pessoas que importam produtos ou viajam ao exterior, ou alguém deixará de comprar o que deseja ou de viajar para onde quer por um aumento de 4% no imposto? Acredito que não, assim muita gente continuará

Made In Brazil

Um dia produtos com esses dizeres terão preços competitivos

gastando dinheiro em viagens ou produtos importados, a diferença é quanto o governo passará a arrecadar. O imposto quase triplicou o seu valor, e se algumas pessoas realmente deixarem de viajar ou comprar por isso, acredito que o montante arrecadado será no mínimo o dobro do que era coletado anteriormente.

Minha maior indignação é com a cara de pau de afirmarem que isso é feito para frear os gastos, se fosse para isso por que não reduzir os impostos que temos sobre os produtos aqui no Brasil, para assim termos preços competitivos com os do exterior. Por que uma viagem para alguns lugares do nosso país tem um custo equivalente ao de uma viagem ao exterior? Será mesmo que esses são preços justos e corretos?

Como disse no início, o aumento do IOF não terá um impacto muito grande em nossas vidas, mas para o governo é muito mais dinheiro para não fazer nada! Dinheiro que irá desaparecer em cuecas espalhadas pelo Brasil todo. E para quem pensa que a CPMF foi embora, olha ela diluída em outros impostos. O pior disso tudo é não ter como fugir desse imposto, ou compro importado e pago o bendito IOF, ou compro aqui no Brasil pagando muito mais caro e com ainda mais impostos.

Estamos entre a cruz e a espada.

IOF = CPMF

Esse é o nosso querido país com seus impostos à brasileira. O que acharam do aumento do IOF? Acham justo? Acreditam nas razões do governo? Comentem abaixo.

comentários
  1. Por lo general no hago comentarios en blogs, pero tu pagina me motivo. Muy buen trabajo.

  2. Boa nOite

    Seria bom se o governo brasileira aumentasse os impostos de produtos de última necessidade e diminuisse o que mais a população precisa para sobreviver.

    É muito ganância no governo.

    Nós brasileiros sempre pagamos a conta.

    Um Abraço
    Roberto

  3. Anderson disse:

    Parcero tenho um conselho pra voce
    so estudante de adm da Puc.
    Se voce faz muitas compras no exterior e nao quer pagar IOF e simples
    cria uma conta bancaria fora do pais em bancos internacionais ae voce vai pagar somente o imposto sobre a mercadoria importada mais nada.
    Grande parte dos economistas aconselham pois o IOF do brasil e considerado um roubo.

    Flw abraç

    • EltonGS disse:

      Opa cara, valeu pela dica, vou estudar essa possibilidade sim, não faço muuuitas compras, mas todo mês tem algo.

      Valeu..

  4. beto disse:

    e ainda aprovação da dilma esta melhor que o lula e fhc ,Brasil pais de trouxas.

  5. kash disse:

    Nossa, a cada dia que eu leio as notícias no jornal ou na internet sobre a política no nosso país, mais eu me convenço de que a única maneira de ter uma vida decente onde você possa comprar um produto por um preço justo é morando fora do Brasil. Esse país, na verdade a administração dele, é um nojo, um lixo completo, é palhaço sendo eleito deputado, humorista virando assessor de deputado e ganhando 8 MIL REAIS!!! 8 MIL!!!! É ficha-limpa indo por água abaixo, juiz FDP que não faz nada querendo aumento no seu “pobre” salário de 25 MIL REAIS!!!!! 25 MIL!!!!!! PQP!!! MAS QUE DROGA DE PAÍS É ESSE??? ATÉ QUANDO ISSO VAI PERDURAR?? QUANTAS PESSOAS TERÃO QUE MORRER NA FILA DO SUS, QUANTO DINHEIRO AINDA VÃO ARRANCAR DOS NOSSOS BOLSOS??

  6. Felipe disse:

    BOA… Eu até ia botar a culpa nas pessoas que votaram na DILMA, mas independentemente de quem está mostrando as caras, o Brasil é governado por outros lobos…

    A propósito, sensacional o post! Parabéns Elton!

    • EltonGS disse:

      Opa Felipe, valeu a visita e o comentário. =) Sempre visite o Ginguelona, tentamos manter o blog com atualizações diárias. Valeu..

  7. […] IOF: Solução à BrasileiraVer link Em: 30/03/2011 Links Relacionados Artista pinta os lábios com desenhos criativos […]

  8. […] Solução à Brasileira Ginguelona Ler Post Completo Links em Destaque CPMF, importação, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s