Análise: Mass Effect 2

Publicado: 18/03/2011 por EltonGS em PS3, Resenha, Resenha, XBOX 360
Tags:, , ,

Logo Mass Effect 2

Todo mundo que curte games já ouviu falar em Mass Effect, o RPG de ação da Bioware. O primeiro jogo saiu exclusivamente para XBOX 360, Mass Effect 2 saiu no início de 2010 para o console da Microsoft e agora em 2011 chegou ao Playstation 3.
Mass Effect 2 ganhou vários premios quando do seu lançamento em 2010, sendo considerado o melhor jogo do ano por muitas publicações.
Já queria jogá-lo e isso somente aumentou minhas expectativas. Enfim o momento chegou, confesso que no começo não me empolgou muito, com missões não muito chamativas e combates bem curtos. Mas isso vai mudando conforme a história avança.

Sobre a história. Mass Effect 2 começa com a nave Normandy sendo atacada por uma

Jack

Jack: um dos personagens mais interessantes (clique pra ampliar)

nave desconhecida e com Shepard, o protagonista, morto. Após ser trazido de volta pela organização Cerberus, com seu misterioso líder Illusive Man, Shepard descobre que o a humanidade está em perigo. Os Collectors, uma raça alienígena totalmente reclusa que pouco se sabe sobre, estão atacando colônias humanas nas galáxias e raptando todos. Shepard ainda não sabe o por que disso e parte para descobrir e impedi-los.
A história se desenrola a partir de diálogos em que você escolhe cada resposta de seu personagem, com essas respostas você irá construir sua personalidade, se for educado e compreensivo aumentará seu lado Paragon, assim abrindo mais possibilidades desse tipo de resposta, caso seja ríspido e mal educado será um Renegade. Os diálogos são muito bem construídos, desenvolvendo a história de maneira natural e competente.
Durante sua jornada Sheppard encontrará rostos familiares do primeiro jogo, e recrutará novos aliados para sua missão. A construção de seu esquadrão e as missões para conquistar sua confiança são o grande atrativo de Mass Effect 2, nessas missões que realmente conhecerá seus aliados, seus medos e motivações. Quando for para as missões poderá sempre escolher 2 de seus aliados para acompanhá-los, nas missões para se conquistar a lealdade de algum personagem esse é obrigatoriamente selecionado. Aqui fica uma dica que li e realmente me ajudou, tenha sempre um biótico em sua equipe.

Mass Effect 2
O combate em Mass Effect 2 está muito bom, tem momentos em que lembra realmente um shooter em terceira pessoa, a possibilidade de escolher o ataque de seus aliados e determinar qual inimigo o receberá é feita de maneira rápida e dinâmica, não deixando o combate travado. Os elementos de RPG estão presente com “squad points” que são adquirido conforme as missões são completadas e devem ser distribuidos nas habilidades dos personagens, mas isso também é simplificado, há tambem a possibilidade de configurar para a distribuição dos pontos ser automática, sem interferência do jogador. As armas, armaduras e sua nave também tem upgrades para serem feitos, para tal são necessários recursos minerais para habilitá-los. Os minerais sao adquiridos durante as missões ou escaneando a superficie de planetas para verificar qual material tem ali e sua quantidade. Prepare-se para ficar um bom tempo escaneando planetas caso deseje se preparar bem para a missão principal.
Os gráficos de Mass Effect 2 são excepcionais, os personagens são muito bem feitos, as raças alienigenas são extremamente bem desenhadas, com características bem distintas.

Grunt

Grunt (clique para ampliar)

O único ponto negativo que senti ao jogar no Playstation 3 foram algumas pequenas travadas durante o jogo, coisa pouca que não interfere no andamento do jogo, somente uma vez fiquei travado numa parte do cenário que foi necessário sair do jogo e entrar novamente.
Mass Effect 2 é um jogo excepcional, com personagens cativantes e outros que são desprezíveis. Os elementos de RPG simplificados foram muito bem vindos por mim, já que sou muito fã de RPG’s. O combate é excepcional, melhor que em muitos shooters.

Recomendo a todos!

Mass Effect 3 foi anunciado para o fim do ano, agora com a ação vindo para a  Terra, confira abaixo o trailer:

Já jogaram Mass Effect 2? O que acharam? Pretendem jogá-lo? O que esperam de Mass Effect 3? Comentem abaixo.

comentários
  1. […] Análise Mass Effect 2Ver link Em: 20/03/2011 Links Relacionados Os destaques da Game World 2011 Dinheiro público […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s